a fogo baixo completou um ano!
pela legislação trabalhista brasileira, já posso tirar um mês de férias | o que será servido em julho & o que esperar para agosto
Olá!
A fogo baixo completou um ano no dia 24 de junho, quando foi ao ar a primeira edição (mas o nome fogo baixo só veio mesmo na segunda edição). O objetivo ao criar uma newsletter era anunciar novos cursos, deixar links para reportagens minhas publicadas em outros veículos e, de vez em quando, escrever sobre escrita gastronômica. Minhas inspirações foram a Alicia Kennedy e o Rafael Tonon, e de algum modo, a Bits to Brands, da Beatriz Guarezi, e A Hortaliça, da Vanessa Barbara.
Nada do que planejei – seções, estilo de texto, assuntos – me pareceu autêntico na hora de escrever. Sentia uma falsidade no texto, na abordagem, no tom de voz. E como eu queria escrever ensaios e também explorar em texto a costura entre os bastidores da apuração e os resultados da mesma, acabei abraçando o long-form sem me culpar por isso. Essa estética de bastidor, como aprendi a nomear após um curso do JP Cuenca, é o que identifico hoje como uma característica minha. Foi o que fiz aqui, aqui e aqui.
Em resumo, a fogo baixo é a vitrine do meu trabalho autoral, e me sinto feliz e satisfeita de poder fazê-lo compartilhando com uma audiência crescente e tendo o apoio de leitores. Obrigada, obrigada, obrigada!
Como chegaram muitos assinantes novos na última semana, deixo abaixo três edições que merecem uma leitura atenta, mas que não estão entre as mais acessadas no momento (mas leiam as mais acessadas também! Não sou eu quem está recomendando, são os próprios leitores mais antigos que vocês, haha):
Com um ano completo de trabalho, o brasileiro tem direito a 30 dias de férias. Eu, enquanto minha chefe, concedo a mim, minha única funcionária, 30 dias de férias desta newsletter, a serem gozados no mês de julho.
No entanto, sua caixa de entrada não ficará livre do meu nome.
O QUE SERÁ SERVIDO EM JULHO
Serão três edições.
Um post com todos os livros que já indiquei nesta newsletter. Este post será atualizado constantemente, aliás. Se você comprar algum pelos links que vou disponibilizar, eu recebo uma comissão sem pesar no seu bolso!
Dois posts de recomendações comentadas: A princípio, planejo dois posts com recomendações – livros, artigos, reportagens, ensaios, outras newsletters, podcasts... A maior parte das vezes eu perco essa lista de coisas que julgo importante compartilhar, porque envio por WhatsApp para amigos, compartilho no Twitter, mas não as organizo. Espero que com essas listas de julho eu consiga sistematizar esse arquivamento, rs. As edições com recomendações comentadas estão previstas para os dias 13 e 27 de julho. Espero que gostem! Caso o formato funcione, penso em publicar um compilado uma vez por mês.
O QUE ESPERAR PARA AGOSTO
Um ensaio jornalístico sobre alimentação e identidade nos centros urbanos no dia 1º.
Uma entrevista no dia 15 (a definir).
Uma lista de recomendações comentadas.
Tem alguma recomendação de entrevistado para a fogo baixo? Me escreva: schiochetflavia@gmail.com
ASSINE, COMPARTILHE, CONTRIBUA
A fogo baixo é uma newsletter independente feita pela jornalista Flávia Schiochet entre um intervalo e outro de uma série de trabalhos freelancers. Você pode apoiar assinando gratuitamente esta newsletter e compartilhando-a com o maior número de pessoas que possam se interessar por este conteúdo:
Ou ainda contribuir financeiramente com R$ 10 mensais ou R$ 100 anuais – confira os benefícios de ser um apoiador.
Ou faça um PIX de qualquer valor para o schiochetflavia@gmail.com.
parabéns pelo aniversário e boas férias :)