[agenda] sábado, 5/nov, tem FOGO BAIXO na FEIRA MAMUTE
quarta edição da feira de produtores independentes reúne 120 expositores no estacionamento da Câmara Municipal de Curitiba das 11 às 18h
Neste sábado, 5 de novembro, a fogo baixo estará na quarta edição da feira Mamute, em Curitiba!!!! (estou usando exclamações porque estou muito feliz!!!)
O evento reúne 120 expositores nas áreas de design, literatura, artes plásticas, entre outros trabalhos autorais. Será das 11h às 18h no estacionamento da Câmara Municipal de Curitiba, e também terá flash de tatuagem, comida, música, atividade para crianças e mais coisas bacanas. A fogo baixo entrou como publicação independente:
Feiras gráficas são o tipo de evento que eu adoro frequentar, então ter sido selecionada pra Mamute é um verdadeiro big deal pra mim. Terei meu trabalho como jornalista independente exposto fora das telas do computador! E em papel! É o começo da realização de um desejo antigo.
A fogo baixo, que até agora havia se materializado apenas em lambes colados pela cidade, passa a ter um fanzine impresso, cartazes em serigrafia e em impressão tipográfica, adesivos, novos lambes, futuras ecobags e mais coisinhas.
O fanzine estreia com duas edições: a primeira é sobre café, e reúne o texto #7 | o preço do café especial o valor do barista e a entrevista com o Raphael Brandão, do Café di Preto, em um livreto A5 em sulfite amarela. Teve pré-venda no Manana Cafés e parece que o pessoal gostou!
A segunda edição é sobre vegetarianismo, e tem o ensaio #5 | o vegetarianismo enquanto estética alimentar e a entrevista com o gestor ambiental Ravi Orsini impressos em sulfite rosa.
Há mais ideias para reunir textos já publicados em futuras edições do fanzine, com alguns ensaios expandidos; e também uma vontade de produzir fanzines com materiais inéditos, que seriam publicados na newsletter só depois de circularem como impresso. São ideias. Vamos ver.
Essa transferência do conteúdo virtual para o físico se deu graças à colaboração de dois amigos designers, que toparam melhorar o visual da fogo baixo para o papel:
Marcelo Andreguetti, jornalista e designer, um grande companheiro de aventuras em viagens e bares durante a faculdade. Ilustrou o conteúdo dos fanzines com colagens digitais, adicionando uma camada de interpretação aos textos, como apenas um bom ilustrador sabe fazer. É dele também o projeto gráfico e diagramação dos fanzines, que emprestam a identidade visual para os lambes.
Rafael Ancara, designer e professor, tem uma paciência infinita e sabe colocar a mão na massa para produzir os cartazes. Em serigrafia, foram reproduzidas duas frases de ensaios diferentes, ilustradas por ele, e duas colagens do Marcelo da edição 1 do fanzine. Em parceria com a Alma Gráfica, Rafael produziu alguns cartazes em impressão tipográfica, o crème de la crème da técnica de impressão em cartazes.
Eles também levarão seus trabalhos autorais para expor na banquinha da fogo baixo. Muito obrigada pela parceria e trabalho impecável, rapazes! ❤️🔥
Espero ver todo mundo na Mamute: sábado, 5 de novembro, das 11 às 18h, no estacionamento da Câmara Municipal de Curitiba – Praça Eufrásio Correia, entre as avenidas Visconde de Guarapuava e Sete de Setembro (próximo ao Shopping Estação).
NÃO APRENDI A DIZER ADEUS…
Sei que fica estranho aparecer na sua caixa de entrada assim, do nada. O que era para ser um mês a mais de intervalo na produção desta newsletter virou três meses. Há motivos de várias ordens; o principal é ter concentrado minha energia em vender todas as horas de trabalho possíveis para passar menos sufoco financeiro neste ano que foi um dos mais difíceis que passei profissionalmente.
… MAS TENHO QUE ACEITAR
Um dia voltarei com a periodicidade da fogo baixo de dez em dez dias; por enquanto tentarei pelo menos publicar uma vez por mês, nem que seja uma recomendação comentada.
Fico frustrada em não poder continuar colocando esse projeto pessoal como prioridade e entendo se algum apoiador financeiro que esteja ativo quiser pausar. Se for o seu caso, é possível fazê-lo através deste link. Obrigada a todo mundo que tem apoiado o meu trabalho, seja compartilhando links, seja pagando pelo conteúdo. Logo, logo, estou de volta.
Até a próxima edição!