link para o primeiro encontro de apoiadores da FOGO BAIXO
vai ser na quarta, 26 de janeiro, às 19h. de lambuja, uma receita de bolo de maçã, iogurte e especiarias
Provavelmente a coisa que eu mais repeti em 2021 foi aconselhar as pessoas a externalizar seu processo criativo para acelerá-lo. Mesmo sem ter clareza das ideias que se quer colocar no papel, começar anotando as informações iniciais, as frases breves que sintetizem a ideia do texto e as questões a serem respondidas pela apuração ou leitura ajuda muito. Depois, com tudo isso materializado, fica mais fácil de olhar para esse início de quebra-cabeça e ver novos nexos, ter insights e ideias que no plano abstrato fica difícil de visualizar.
Mas eu mesma tendo a ruminar minhas ideias por dias ou semanas antes de me sentar para começar o esboço. Em algumas edições desta newsletter, isso aconteceu cerca de 48 horas antes da data de publicação – uma corrida contra o tempo. Ainda que a adrenalina de entregar algo nas últimas horas antes do prazo acabe viciando, isso está mudando, porque agora tenho apoiadores.
Desde novembro, consigo colocar a newsletter entre as minhas prioridades, porque a receita proveniente desses apoios de R$ 10 mensais ou R$ 100 anuais pagam algumas horas do meu expediente de autônoma. O apoio financeiro é a principal maneira de fazer com que o meu trabalho exista do jeito que ele existe atualmente. E fazer as coisas desse jeito que eu acredito muda tudo. Poder passar dias inteiros de trabalho preparando entrevistas, pesquisando informações, escrevendo, revisando e reescrevendo páginas e mais páginas dos conteúdos para a fogo baixo agora é parte da minha rotina de trabalho remunerado. Muito, muito obrigada por proporcionarem isto.
Como uma forma de abrir espaço para conversarmos de maneira mais próxima, vou começar a fazer um encontro por mês para os assinantes pagos da fogo baixo. O primeiro será na quarta-feira, 26 de janeiro, das 19h às 20h30, e por ser o primeiro, penso que a dinâmica pode ser a seguinte:
19h–19h05 – atraso previsto para aguardar a chegada de todo o proletariado
19h05–19h30 – apresentação de cada um (nome, cidade, o que faz da vida, merchan pessoal, etc)
19h30–20h30 – discussão de temas de maneira anárquica. Traga suas questões, piadas ou referências bibliográficas
Preferi não escolher um entre tantos temas que foram tratados nas mais de dez edições da newsletter (contando entrevistas e ensaios). Para o primeiro encontro, quero entender o que interessa e intriga cada um de vocês, e também do que discordam ou o que gostariam de pontuar. Quem apoiou durante 2021 também recebe o convite para participar da videochamada – caso você tenha apoiado e não consegue acessar, me envie um email: schiochetflavia@gmail.com.
Os encontros mudarão de dia e horário a cada mês para que todo mundo consiga participar pelo menos uma vez. Tentarei manter sempre na segunda quinzena. A partir do segundo encontro, ao final de fevereiro, teremos uma pauta mais específica, referente aos tópicos tratados no mês anterior em entrevista e ensaio. Nesses encontros, também quero ouvir sugestões de temas, as interpretações e opiniões de vocês, e indicações de entrevistados.
Um grande incentivo também é compartilhar e comentar sobre esta newsletter por aí, seja indicando para conhecidos ou postando sobre ela. Você também pode dar uma assinatura de presente para alguém que se encaixe nessa turma. Que tal?
Quem quiser começar a apoiar agora, pode voltar nesse post assim que finalizar o pagamento, e terá acesso livre ao link da reunião e à receita de bolo que prometi no Instagram esses dias.
Depois do paywall, o link para você confirmar sua presença, e também uma receita de bolo de maçã, iogurte e especiarias.