[agenda] NOVA TURMA! Como Escrever Sobre Comida
terceira edição do curso será nos dias 3, 10, 17 e 24 de maio, on-line, com emissão de certificado e mentoria particular opcional; há duas bolsas integrais disponíveis
Essa newsletter só existe porque, em junho de 2021 as inscrições para o curso Como Escrever Sobre Comida esgotaram em duas semanas e eu resolvi abrir uma segunda turma. Para avisar aos interessados quando as inscrições abririam, e também para enviar links de eventuais reportagens que eu publicasse, criei este domínio com meu nome e sobrenome. A newsletter era um jeito de manter todo mundo informado sobre a data para a segunda turma sem passar por algoritmos das redes sociais.
Mas antes de enviar o primeiro e-mail, eu achei que deveria me apresentar e escrever alguma coisa maciça em vez de apenas o link para as inscrições. E aí tudo isso aqui se desenrolou. Já na segunda edição eu resolvi colocar o nome de fogo baixo e pensei que escrever um ensaio mensal me renderia um bom exercício de texto.
Pois bem.
No dia 31 de março vou publicar o nono ensaio pessoal, e a entrevista do dia 15 de março, com a Taís de Sant'Anna Machado, foi a sétima a ir ao ar. Tenho 25 apoiadores ativos e uma newsletter bilíngue com um post novo a cada 15 dias. Ainda não furei nenhum prazo. Já era hora de lançar uma nova turma do curso que iniciou essa newsletter.
A terceira turma do curso Como Escrever Sobre Comida vai ser nas terças-feiras de maio (3, 10, 17 e 24) das 19h às 22h. Os ingressos do primeiro lote (R$ 200) estão à venda até o dia 8 de abril ou até esgotarem. Para esta turma, mantive o exercício de entrevista coletiva com um cozinheiro profissional e a proposta de exercícios práticos durante a aula.
Para quem quiser, ao final das 12 horas de conteúdo das aulas, é possível contratar uma hora de mentoria individual (1 hora de duração), em que comento a produção textual do aluno, dou dicas de leituras e de conteúdos extras personalizados, e proponho exercícios e práticas para colocar na rotina.
Nesta edição, concedo duas bolsas integrais para grupos minorizados, que incluem a mentoria individual após a conclusão das quatro aulas e exercícios propostos. As inscrições para a bolsa integral podem ser feitas até o domingo, 17 de abril.
SOBRE O CURSO
Eu acredito que todo mundo, leigo ou especialista, pode escrever sobre comida. Com dedicação, é possível desenvolver um estilo original e informativo, sem o uso de clichês e senso comum, que são tão populares nas legendas de Instagram que lemos por aí.
Mais que possível, é necessário se dedicar ao texto para imprimir nele a complexidade que tem a comida, esse assunto tão cotidiano. Seja na culinária do dia a dia ou na alta cozinha, dá para trazer mais sabor e objetividade às letras.
É isso que proponho no curso Como Escrever Sobre Comida: o reconhecimento de etapas e a sistematização do processo de escrever para que seu texto se destaque em meio à profusão de relatos, memórias, crônicas, reportagens e descrições de pratos e restaurantes (todos mais ou menos parecidos) que abundam na internet.
As 12 horas de conteúdo do curso Como Escrever Sobre Comida vão te dar ferramentas para que você saiba definir qual o assunto de seu interesse e quais os principais aspectos para retratá-lo com complexidade. O conteúdo está dividido assim:
ENCONTRO 1 – 3 de maio
quais os principais gêneros textuais de não-ficção que tratam de comida
exercício coletivo: engenharia reversa de textos de dois gêneros distintos
como criar e atualizar seu repertório gastronômico e textual
exercício individual: identificação do principal assunto de seu interesse e temas diretamente relacionados
ENCONTRO 2 – 10 de maio
como selecionar informações e fontes de pesquisa
exercício coletivo: como montar uma pauta para um texto informativo (aplicável a qualquer gênero textual)
exercício coletivo: identificar fontes e informações verificáveis em uma reportagem jornalística
ENCONTRO 3 – 17 de maio
técnicas para escrever mesmo sem "inspiração"
particularidades do assunto comida
ENCONTRO 4 – 24 de maio
entrevista coletiva com cozinheiro profissional
exercício individual: redação de um ou dois parágrafos sobre o assunto tratado em entrevista
questões importantes para ficar atento ao revisar e editar o próprio texto
(a partir do dia 25 de maio, pode-se agendar as mentorias individuais)
E, pra manter a tradição, a famigerada BONJÚ, uma live no Instagram no domingo, 29 de maio, às 10h, para compartilharmos publicamente os aprendizados e avanços desses encontros. Reveja a turma 1 e a turma 2 falando sobre suas experiências. A participação, claro, é livre. 🙃